A córnea é uma membrana transparente localizada na a parte da frente do olho, através da qual vemos a pupila e a íris (colorido do olho). A córnea normal é transparente e esférica.
A cirurgia de córnea é necessária, justamente, quando não apresenta mais essa transparência ou a perda da sua regularidade. Uma das cirugias que pode corrigir esses problemas é o Transplante de Córnea.
Entre as doenças que necessitam de transplante de córnea podemos citar os traumatismos oculares, ceratocone, doenças genéticas da córnea, infecções corneanas, complicações de cirurgias oculares.
Existem vários tipos de transplante de córnea, dependendo do tipo de doença que a córnea apresenta.
O transplante de toda espessura da córnea, chamado transplante penetrante, realizado onde todas as camadas da córnea estão comprometidas.
O transplante lamelar anterior, onde as camadas anteriores da córnea estão comprometidas, com a vantagem de reduzir o risco de rejeição.
O transplante endotelial, onde a camada de células posteriores da córnea estão alteradas. Este tem a grande vantagem de uma recuperação mais rápida, com menor número de pontos e menor incidência de rejeição.
Em alguns casos é possível realizar o transplante utilizando laser de femto-segundo.
Em alguns casos também pode ser realizado o transplante de uma córnea artificial, onde os transplantes tradicionais já não tem sucesso.Publicado por: SBC
Fonte: SBC