Highlights do II Congresso da SBC

O II Congresso da Sociedade Brasileira de Córnea (SBC) foi um enorme sucesso. Realizado nos dias 22 e 23 de maio de 2024 no Rio de Janeiro juntamente ao Congresso da BRASCRS, o evento contou com aproximadamente 300 participantes que puderam desfrutar de palestras e participações de 11 convidados internacionais e de discussões de casos clínicos realizados pelos especialistas da nossa sociedade.

Na manhã de quinta-feira, dia 23, foi realizada a sessão inaugural do Congresso da SBC. O atual presidente, José Alvaro Pereira Gomes, apresentou atualização sobre a situação da sociedade, que em poucos meses quase dobrou o número de associados. Nesta ocasião, Pereira Gomes oficializou as linhas de apoio disponíveis pela SBC às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Pereira Gomes também apresentou a cerimônia de entrega das homenagens aos membros da Comissão de Notáveis da SBC, a saber: Tadeu Civintal, Paulo Ferrara, Walton Nosé e Rubens Belfort Jr. Belfort Jr. ainda apresentou palestra sobre os avanços da especialidade no Brasil e no mundo.

O programa teve como ponto alto a participação de Shigeru Kinoshita, da Kyoto Prefectural University of Medicine, Japão, e presidente da Asia Cornea Society, um dos maiores corneólogos da atualidade, que apresentou os resultados clínicos da inovadora terapia celular para o tratamento das endoteliopatias da córnea. Kinoshita foi homenageado com o SBC Award por sua inestimável colaboração para o desenvolvimento das áreas de córnea e superfície ocular.

O Congresso também contou com a participação de Sayan Basu, do LV Prasad Eye Institute em Hyderabad, na Índia que apresentou seus trabalhos sobre terapia celular para tratamento de doenças da córnea. Guilherme Amescua, do Bascom Palmer Eye Institute, Miami, EUA, ministrou palestra sobre tratamento fototerápico com rosa Bengala para ceratites infecciosas, e W. Barry Lee, presidente da Cornea Society, trouxe uma atualização dos ensaios clínicos com a terapia celular endotelial.

Tivemos ainda a realização do I Fórum Global de Banco de Olhos, que contou com a presença de representantes do Sistema Nacional de Transplante (SNT) e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), bem como dos convidados internacionais, que apresentaram a situação atual dos Banco de Olhos nos diferentes continentes.

O Congresso apresentou sala cheia durante os dois dias, e nos animou muito para continuarmos com essa parceria com a BRASCRS e para iniciarmos o planejamento do nosso próximo congresso em 2025.

Compartilhe: